Lastrar seus pneus para utilizá-los eficazmente

Em determinados casos, para aumentar o peso aderente ou baixar o centro de gravidade do veículo, tanto em pneus sem câmara, como em pneus com câmara, a lastragem de pneus com líquido constitui uma solução.

As válvulas agrícolas são de tipo “ar e água”. Assim, o enchimento, até 75% no máximo (esquema 1), com líquido (água + anticongelante) é possível (volume indicado na página de dimensão da ficha produto).
Durante o Inverno, as temperaturas podendo ser negativas, é necessário usar um produto anticongelante à  base de Glicol.
Com a válvula voltada para cima, encher a câmara de ar ou o pneu sem câmara com líquido, até ao nível da válvula, extraindo o ar em simultâneo (Esquema 2).

A calibragem e a pressão são ajustadas ao ar.

O volume de ar que assegura a pressão sendo baixo, (cerca de 25% do volume) é essencial monitorar regularmente a pressão. Aconselhamos uma frequência de controle no mínimo mensal.

Ballast your MICHELIN ag tyres with a liquid and increase the adherence weight of your tractor or any other agricultural vehicle.       

Schema_Lestage_V01_BR_optimise

 

ÁGUA

  1. Montar e instalar o pneu, ver "enchimento e posicionamento dos talões”.
  2. Esvaziar o pneu até obter uma pressão baixa (aproximativamente 7 PSI).
  3. Colocar a válvula em cima.
  4. Proceder à lastragem do pneu com líquido (água + anticongelante) até 75 % no máximo, extraindo o ar simultaneamente (Esquema 2),
  5. Terminar a calibragem com ar ajustando à pressão recomendada.

CRITÉRIOS PARA CALCULAR A PRESSÃO EXATA

As dimensões dos pneus e suas características (índice de carga e de velocidade)

A velocidade máxima em que você utiliza suas máquinas

O peso total suportado por seus pneus = peso da máquina + peso dos implementos + taxa de transferência

A natureza do funcionamento: uso cíclico ou não cíclico.