SAIBA COMO A ESCOLHA DO PNEU CERTO INFLUENCIA NA PERFORMANCE DA MÁQUINA

 Quanto menor a pressão dos pneus ,maior a performance da máquina.

CrossClimate_news_thumb_landscape_extended

As informações técnicas de um pneu agrícola devem ser lidas de um a forma diferente das utilizadas em outros pneus, uma vez que sua correta leitura pode proporcionar uma melhor utilização do produtoquanto à capacidade de carga.
A aquisição de um pneu agrícola vai além de sua escolha relativa à dimensão. A escolha deve estar associada a itens técnicos como a capacidade de carga e o índice de velocidade, o que proporciona uma menor agressão ao solo e uma maior produtividade. Quanto menor a pressão utilizada em um pneu em terreno agrícola, melhor será a sua performance. Para essa utilização, os fabricantes de pneus dispõem de técnicos de campo que dão suporte ao cliente para esta atividade.
Fomos buscar maiores informações com o Responsável Marketing Produto da MICHELIN, Antônio Koller, para explicar melhor essas importantes características para a otimização das performances.

“Considerando que o pneu é o único elo de ligação entre as máquinas e solo, cabe a ele atender às diferentes necessidades exigidas por cada máquina. Para os tratores, cada vez mais, é exigido maior poder de tração; para as colheitadeiras, maior capacidade de carga.

0267-6996

As colheitadeiras estão mais pesadas, com seus silos ainda maiores e plataformas de corte igualmente mais robustas. Esta combinação vai na contramão do que o rendimento agronômico está exigindo para os agricultores: menor compactação do solo para obter maior produtividade. Desta forma, cabe ao produtor rural buscar no mercado os pneus que podem rodar com pressão mais baixa, maior capacidade de carga e proteção contra as agressões da cultura anterior ( Stubble domage*)”.
Alguns fabricantes já dispõem de tecnologias de ponta atribuídas aos pneus. Assim como os produtores rurais contam com suporte de agrônomos para a melhoria da performance da lavoura, é extremamente necessário contar com uma equipe profissional e técnica de suporte ao campo para que possam ter as instruções adequadas para utilização correta dos pneus. Há fabricantes de pneus disponíveis no ambiente agrícola, que investem em equipe técnica de campo para auxiliar os clientes.

Entre os serviços que a equipe técnica pode oferecer está a recomendação do produto e a verificação da pressão, proporcionando uma redução do custo operacional da máquina, como a diminuição do consumo de combustível e o aumento da produtividade da lavoura , com a redução da compactação do solo.

Os técnicos de campo buscam inclusive otimizar as tecnologias disponíveis no mercado para a necessidade do cliente. Uma atividade comum no mercado é a necessidade da troca do trator por uma potência maior, para atender a necessidade de
suportar mais peso. Porém, por vezes apenas trocando o rodado do trator, com capacidade de carga compatível, é possível otimizar a performance.
O trator pode ser polivalente, podendo ser utilizado também no momento da pulverização, trocando o seu rodado. Observa-se, no entanto, colheitadeiras sendo equipadas com pneus inapropriados, sem as instruções técnicas e capacidades de carga adequadas, o que resulta na queda de produtividade da máquina justamente em um momento crítico de sua atuação.